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Escolher um cartão combustível: os 5 critérios indispensáveis

Tempo de leitura: 11 min

O sucesso dos cartões de combustível empresariais está na origem de uma verdadeira proliferação de prestadores especializados na emissão desses cartões. Outrora exclusivamente propostos pelas grandes companhias petrolíferas, esses cartões são desde então também disponibilizados pelas grandes superfícies que distribuem igualmente combustível, além dos operadores independentes e especializados nos cartões de serviço e das agências de aluguer de veículos. Tendo em conta que cada protagonista procura distinguir-se com uma oferta sempre mais completa, acaba por ser difícil para as empresas interessadas escolherem um cartão de combustível. Essa escolha é ainda mais delicada quando os comparadores de cartões de combustível são, em geral, difíceis de encontrar, têm lacunas e até falta de uma certa objetividade.

Quais são, hoje em dia, os diferentes tipos de cartões de combustível? Quais são os critérios de escolha de cartões de combustível mais objetivos? Afinal que fornecedor de cartão de combustível escolher?

Os diferentes tipos de cartões de combustível

Uma tipologia possível dos cartões de combustível é a de distinguir as categorias de emissores. Companhias petrolíferas, grandes superfícies, prestadores de cartões de serviços independentes e agências de aluguer de veículos empresariais partilham entre si o mercado.

Os cartões de combustível das companhias petrolíferas

Os grandes grupos petrolíferos estão na origem dos cartões de combustível.

O cartão Total, em particular, foi rapidamente um dos mais distribuídos no território francês.Shell e Esso propõem também cartões em boa posição no mercado. Graças à sua pegada internacional, a acordos com filiais nacionais de outros grupos, ou a uma combinação dos dois, esses grupos petrolíferos conseguiram alargar a rede de estações de serviço que aceitam o respetivo cartão e a área geográfica - a vários países europeus.
Uma nova tendência, associada à escassez das estações de serviço em França, levou, desde há alguns anos, à concentração e ao agrupamento de recursos das marcas concorrentes no mesmo território.
Contudo, os acordos de concentração e agrupamento de recursos celebram-se de país para país; o que significa que uma rede agrupada e concentrada de marcas concorrentes situada num país, não o será necessariamente noutro país europeu.

Os cartões de combustível das grandes superfícies

As grandes superfícies de distribuição generalistas que conquistaram em poucos anos a maioria do mercado da distribuição do combustível, decidiram também escolher os cartões de combustível enquanto eixo de conquista e de fidelização dos clientes.

Se os preços dos combustíveis são, em geral, mais baixos que nas companhias petrolíferas, as redes de estações de serviço que aceitam os cartões das marcas de grande distribuição são menores:

  • Não há acordos de centralização/agrupamento entre as marcas concorrentes;
  • Não existe uma cobertura a nível europeu;
  • Não existia até há pouco, acordos entre companhias petrolíferas e marcas de distribuição que agrupavam e centralizavam as redes de estações de serviço.

No entanto, esses cartões, em nada ficam aquém dos das companhias petrolíferas, no que diz respeito aos serviços incluídos.
Nota-se que se as grandes superfícies propõem muitos cartões pré-pagos para adquirir todo o tipo de produtos que vendem; os combustíveis são sempre e expressamente excluídos desses dispositivos e incorporam cartões específicos.

Os cartões de combustível dos prestadores de cartões de serviços

Os prestadores de cartões de serviços independentes, como Edenred ou Sodexo, entenderam rapidamente como poderiam abranger o abastecimento em combustível, nos seus conceitos de cartões de refeição. Foram também os primeiros a permitir o acesso a redes de estações de serviço que incluíam não só as estações de grupos petrolíferos, mas também estações de grandes superfícies.

O conceito funcionou de tal forma que muitos prestadores independentes e especializados surgiram, como foi o caso de C2A ou DKV, propondo cartões de serviços centrados no combustível.
Tradicionalmente, a parte dos serviços é o ponto forte das ofertas desses prestadores especializados.

Os cartões de combustível das agência de aluguer de veículos empresariais

As problemáticas associadas à gestão contabilística do combustível na empresa e à gestão de frota automobilística estão estreitamente relacionadas.
É, por conseguinte, natural que as agências de aluguer a longo prazo de veículos para empresas, acrescentaram os cartões de combustível às respetivas ofertas.
Operando tanto com marcas petrolíferas como com marcas de grande distribuição, esses cartões têm como trunfo importante, o software que os acompanha. de facto, esses softwares online permitem otimizar muito e de forma integrada a gestão de frota automobilística e da contabilidade.
Contudo, é preciso saber que num movimento de contracorrente, algumas grandes empresas petrolíferas desenvolveram softwares de frota não menos eficientes.

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5 critérios objetivos para escolher adequadamente o seu cartão de combustível

Vários critérios objetivos permitem guiá-lo na seleção de um cartão de combustível.

Entre esses critérios, a cobertura da rede de estações de serviço, o preço dos combustíveis e do cartão, o modo de faturação, os parâmetros de controlo e dos serviços suplementares são os mais úteis para ajudá-lo na escolha de um cartão de combustível.

A cobertura da rede, critério número um na escolha do cartão de combustível

O primeiro critério que uma empresa deve ter em conta na escolha de um cartão de combustível é a extensão da rede de estações de serviço que aceita esse cartão.
Os emissores de cartões de combustível apontam geralmente umas centenas ou até uns milhares de estações de serviço. Nesse caso, os grandes grupos petrolíferos lideram com 2000 e até mais de 3000 estações de serviços participantes.
Contudo, esse simples número não diz tudo:

  • O critério de proximidade é ainda mais importante do que a quantidade de estações de serviço abrangidas.

De que serve poder abastecer em 5000 estações de serviço em França e na Europa se for necessário efetuar um desvio de 20 quilómetros para encontrar uma estação que aceite o cartão, nas imediações dos escritórios ou dos destinos recorrentes?

  • Algumas estações de serviço podem ser excluídas do dispositivo, nomeadamente as estações “low cost” inteiramente automáticas, mesmo se a marca é parceira.
  • Junto de uma mesma estação de serviço, os distribuidores automáticos de combustível podem não ser incluídos; o que limita logo a acessibilidade dessa estação de serviço nos horários de abertura da loja, caso disponha de uma.

O preço do combustível e do serviço

O preço do combustível pode ser inferior ao preço afixado no posto ao abastecer para os portadores dos cartões de combustível, devido a vários motivos:

  • O emissor do cartão de combustível concede uma redução fixa de alguns cêntimos por litro aos portadores dos cartões relativamente ao preço indicado no posto de combustível;
  • O emissor e a empresa cliente negociaram uma redução em percentagem no preço ao abastecer, na base do consumo mensal de combustível médio dessa mesma empresa cliente (reservado às grandes contas);
  • O emissor e a empresa concordaram numa tarifa nacional válida em todas as estações de serviço da rede. Na autoestrada, na cidade, no campo... Em todo o lado, o preço é o mesmo. Alguns emissores vão mais longe ao prometer ao cliente que pagará sempre o preço mais baixo, caso o preço afixado no posto de abastecimento seja mais interessante do que o preço nacional negociado.

Será também de considerar em detalhe o preço do serviço dos cartões de combustível em si.

De facto, se se destacam as despesas de subscrição reduzidas (de 5 a 36 euros por ano), é também indispensável que se tenha noção do montante das eventuais despesas de gestão (em percentagem dos volumes consumidos) e dos possíveis depósitos de garantia exigidos.

Modo de faturação

Este último ponto tem uma incidência direta na tesouraria da empresa.

De facto, se o cartão de combustível apresenta a vantagem de permitir ao colaborador que utiliza o veículo de não ter que adiantar as despesas de combustível, essa vantagem pode estender-se à empresa caso essas despesas sejam pagas após apresentação da fatura, todos os meses.

Esta última possibilidade, que se assemelha a um crédito gratuito, representa um ganho em tesouraria muito bem-vindo para a empresa.
Contudo, para que seja concedido, os emissores de cartões de combustível requerem, em geral, um depósito de garantia, que pode representar até um mês de consumos.
Nem todos os emissores propõem essa possibilidade e alguns só propõem serviços imediatamente debitados ou pré-pagos.

Parâmetros de controlo

Uma das principais vantagens dos cartões empresariais é a de permitir controlar as despesas em gasolina ou gasóleo das empresas.

Esse controlo é antes de mais possível graças a relatórios bastante pormenorizados enviados com as faturas únicas, mas também pela possível configuração dos cartões.

A extensão das opções de controlo é um elemento capital para escolher um cartão de combustível.

Assim, consoante os cartões, será possível estabelecer limites de uso em função de:

  • Os combustíveis consumidos;
  • As horas de disponibilidade do serviço;
  • Os dias de disponibilidade do serviço;
  • zona geográfica de disponibilidade do serviço;
  • O valor máximo por transação, ou do número máximo de litros de combustível por transação;
  • Os produtos e serviços disponíveis para compra com o cartão, além do combustível.

No entanto, a melhor ferramenta para controlar as despesas de combustível acaba por ser a possibilidade de configurar o que acontece caso um desses limites seja alcançado: bloqueio total do cartão que impede a transação ou simples aviso por e-mail dirigido ao gestor de frota.

Além disso, os softwares que permitem o acompanhamento em tempo real da utilização de cada um dos cartões além dos dados próprios do veículo como a sua quilometragem, ou do utilizador, como o seu estilo de condução, são, em geral, fornecidos pelos cartões. A extensão das funcionalidades desses softwares é também um critério importante para escolher o seu cartão de combustível.

Os serviços

Finalmente, um dos critérios essenciais de escolha do cartão de combustível reside nos serviços incluídos no cartão.

De facto, nem todos os cartões propõem - ou então não o propõem ao mesmo nível:

  • A compra de produtos e de serviços em loja da estação de serviço (na maioria das vezes, no que toca às estações de serviço das marcas de grande superfície, não existe loja...);
  • A compra de prestações de manutenção do veículo (lavagem, drenagem, mudanças dos filtros...);
  • O identificador da teleportagem com o pagamento das despesas da autoestrada;
  • O pagamento do estacionamento nos parques seguros;
  • As aplicações para condutores com vista a identificar as estações parceiras e a estabelecer um itinerário em função dessas estações e do consumo do veículo;
  • A conexão com a ANTAI (em França) para declarar as infrações ao código da estrada dos utilizadores dos veículos em causa através do cartão de combustível na empresa;
  • Serviços de auxílio à gestão de frota automobilística;
  • Cursos de formação de condutores ou de recuperação dos pontos perdidos da carta de condução.

Comparativo dos cartões de combustível por fornecedor

Tendo em conta a quantidade de emissores de cartões de combustível no mercado, torna-se difícil comparar os vários operadores. Contudo, para ajudar os nossos leitores na escolha do cartão de combustível, apresentamos um recapitulativo dos pontos fortes de algumas das redes emblemáticas de cada tipo de fornecedor.

O cartão Total GR/Total Fleet

A Total foi uma das primeiras companhias petrolíferas a implementar um dispositivo de cartão de combustível e, atualmente, disponibiliza a maior rede nacional de estações de serviço e de estações de lavagem em França. Os seus parceiros permitem-lhe usufruir de uma cobertura ao nível europeu.
A oferta do Cartão Total GR (ou Total Fleet) é completa e inclui um identificador de teleportagem, um acesso a milhares de parques de estacionamento, a todos os serviços na estação e a um software de gestão de frota particularmente avançado.

O cartão Shell

A Shell propõe a maior rede multimarcas em França, juntando-se à BP, a Esso, a Avia mas também à marca de grande distribuição E. Leclerc.
Tal como a Total, a Shell propõe cartões específicos para veículos utilitários/comerciais e veículos pesados, mas também soluções de carregamentos para frotas de veículos elétricos.

O cartão DKV

Inicialmente especializado nos cartões de combustível para veículos pesados, a DKV entrou em força no mercado dos cartões para veículos ligeiros. A sua rede multimarcas é similar à do cartão Shell - e é, por conseguinte, abrangente. Característica interessante: a DKV pode negociar acordos individuais com as estações de serviço mais próximas dos seus clientes que à partida, não integram essa cobertura de base.

Os cartões Compagnie des Cartes

A Compagnie des Cartes não propõe um único cartão, mas sim, vários cartões com redes diferentes. O seu cartão Easyfuel propõe a rede mais densa do mercado, mais ainda do que a rede da Total, tendo em conta que junta às estações de serviço Shell, a rede Esso, Avia, BP, E. Leclerc, Netto e Intermarché!

O cartão C2A

O cartão C2A tem como base uma rede europeia de mais de 50 parceiros, representando pelo menos 2300 estações de serviços. O sistema de descontos no preço no abastecimento é particularmente vantajoso.

O cartão Auchan

Os cartões de combustível Auchan não têm capacidade de lutar contra as grandes redes apoiando-se apenas nas marcas do grupo de grande distribuição.
Contudo, são possíveis acordos com estações de serviço de proximidade e é garantido o mais baixo dos preços no abastecimento. Além disso, A Auchan não requer nenhuma despesa de gestão e demonstra ser particularmente flexível na questão do depósito de garantia.

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