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Escolher um cartão combustível: os 5 critérios indispensáveis

Tempo de leitura: 10 min

O sucesso dos cartões combustível empresariais está na origem de uma verdadeira proliferação de prestadores especializados na emissão desses cartões. Outrora exclusivamente propostos pelas grandes companhias petrolíferas, esses cartões são desde então também disponibilizados pelas grandes superfícies que distribuem igualmente combustível, além dos operadores independentes e especializados nos cartões de serviço e das agências de aluguer de veículos. Tendo em conta que cada protagonista procura distinguir-se com uma oferta sempre mais completa, acaba por ser difícil para as empresas interessadas escolherem um cartão combustível. Essa escolha é ainda mais delicada quando os comparadores de cartões combustível são, em geral, difíceis de encontrar, lacunares e até com falta de uma certa objetividade.

Quais são, hoje em dia, os diferentes tipos de cartões combustível? Quais são os critérios de escolha de cartões combustível mais objetivos? No final, que fornecedor de cartão combustível escolher?

Os diferentes tipos de cartões combustível

Uma tipologia possível dos cartões combustível é de distinguir as categorias de emissores. Companhias petrolíferas, grandes superfícies, prestadores de cartões de serviços independentes e agências de aluguer de veículos empresariais partilham entre si o mercado.

Os cartões combustível das companhias petrolíferas

Os grandes grupos petrolíferos estão na origem dos cartões combustível.

O cartão Total, em particular, foi rapidamente um dos mais distribuídos no território francês.Shell e Esso propõem também cartões em boa posição no mercado. Graças à sua pegada internacional, a acordos com filiais nacionais de outros grupos, ou a uma combinação dos dois, esses grupos petrolíferos conseguiram alargar a rede de estações de serviço que aceitam o respetivo cartão e a área geográfica - com vários países europeus.
Uma nova tendência, associada à escassez das estações de serviço em França, levou, desde há alguns anos, à concentração e ao agrupamento de recursos das marcas concorrentes no mesmo território.
Contudo, os acordos de concentração e agrupamento de recursos celebram-se de país para país; o que significa que uma rede agrupada e concentrada de marcas concorrentes situada num país não o será necessariamente noutro país europeu.

Os cartões combustível das grandes superfícies

As grandes superfícies de distribuição geralistas que conquistaram em poucos anos a maioria do mercado da distribuição do combustível, decidiram também escolher os cartões combustível enquanto eixo de conquista e de fidelização dos clientes.

Se os preços dos combustíveis são, em geral, mais baixos que nas companhias petrolíferas, as redes de estações de serviço que aceitam os cartões das marcas de grande distribuição são menores:

  • Não há acordos de centralização/agrupamento entre as marcas concorrentes;
  • Não existe uma cobertura a nível europeu;
  • Não existia até há pouco, acordos entre companhias petrolíferas e marcas de distribuição que agrupavam e centralizavam as redes de estações de serviço.

No entanto, esses cartões, em nada ficam aquém dos das companhias petrolíferas, no que diz respeito aos serviços incluídos.
Nota-se que se as grandes superfícies propõem muitos cartões pré-pagos para adquirir todo o tipo de produto que vendem; os combustíveis são sempre e expressamente excluídos desses dispositivos e incorporam cartões específicos.
Os cartões combustível dos prestadores de cartões de serviços
Os prestadores de cartões de serviços independentes, como Edenred ou Sodexo, entenderam rapidamente como poderiam abranger o abastecimento em combustível, nos seus conceitos de cartões refeição. Ademais, foram os primeiros a permitir o acesso a redes de estações de serviço que incluíam não só as estações de grupos petrolíferos, mas também estações de grandes superfícies.

O conceito funcionou de tal maneira que muitos prestadores independentes e especializados surgiram, como foi o caso de C2A ou DKV, propondo cartões de serviços centrados no combustível.
Tradicionalmente, a parte dos serviços é o ponto forte das ofertas desses prestadores especializados.

Os cartões combustível das agência de aluguer de veículos empresariais

As problemáticas associadas à gestão contabilística do combustível na empresa e à gestão de frota automobilística são estreitamente relacionadas.
É, por conseguinte, natural que as agências de aluguer a longo prazo de veículos para empresas, acrescentaram os cartões combustível às respetivas ofertas.
Operando tanto com marcas petrolíferas como com marcas de grande distribuição, esses cartões têm como trunfo importante, o software que os acompanha. de facto, esses softwares online permitem otimizar muito e de forma integrada a gestão de frota automobilística e da contabilidade.
Contudo, é preciso saber que num movimento de contracorrente, algumas grandes empresas petrolíferas desenvolveram softwares de frota não menos eficientes.

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5 critérios objetivos para escolher adequadamente o seu cartão combustível

Vários critérios objetivos permitem guiá-lo na seleção de um cartão combustível.

Entre esses critérios, a cobertura da rede de estações de serviço, o preço dos combustíveis e do cartão, o modo de faturação, os parâmetros de controlo e dos serviços suplementares são os mais úteis para ajudá-los na escolha de um cartão combustível.

A cobertura da rede, critério número um na escolha do cartão combustível

O primeiro critério ao qual uma empresa deve atender com vista a escolher um cartão combustível é a extensão da rede de estações de serviço que aceita esse cartão.
Os emissores de cartões combustível apontam geralmente umas centenas ou até uns milhares de estações de serviço. Nesse caso, os grandes grupos petrolíferos lideram com 2000 e até mais de 3000 estações de serviços participantes.
Contudo, esse simples número não diz tudo:

  • O critério de proximidade é ainda mais importante do que a quantidade de estações de serviço abrangidas.

Para que serve poder abastecer em 5000 estações de serviço em França e na Europa se se tem que efetuar um desvio de 20 quilómetros para encontrar uma estação que aceite o cartão, nas imediações dos escritórios ou dos destinos recorrentes?

  • Algumas estações de serviço podem ser excluídas do dispositivo, nomeadamente as estações “low cost” inteiramente automáticas, mesmo se a marca é parceira.
  • Junto de uma mesma estação de serviço, os distribuidores automáticos de combustível podem não ser incluídos; o que limita logo a acessibilidade dessa estação de serviço nos horários de abertura da loja, caso disponha de uma.

O preço do combustível e do serviço

O preço do combustível pode ser inferior ao preço ao abastecer para os portadores dos cartões combustível, devido a vários motivos:

  • O emissor do cartão combustível concede uma redução fixa de alguns cêntimos por litro aos portadores dos cartões relativamente ao preço indicado no posto de combustível;
  • O emissor e a empresa cliente negociaram uma redução em percentagem no preço ao abastecer, na base do consumo mensal de combustível médio dessa mesma empresa cliente (reservado às grandes contas);
  • O emissor e a empresa concordaram numa tarifa nacional válida em todas as estações de serviço da rede. Na autoestrada, na cidade, no campo... Em todo o lado, o preço é o mesmo. Alguns emissores vão mais longe ao prometer ao cliente que pagará sempre o preço mais baixo, caso o preço afixado no posto de abastecimento é mais interessante que o preço nacional negociado.

Será também de considerar ao detalhe o preço do serviço dos cartões combustível em si.

De facto, se se destacam as despesas de subscrição reduzidas (de 5 a 36 euros por ano), é também indispensável que se tenha noção do montante das eventuais despesas de gestão (em percentagem dos volumes consumidos) e dos possíveis depósitos de garantia exigidos.

Modo de faturação

Esse último ponto tem uma incidência direta na tesouraria da empresa.

De facto, se o cartão combustível apresenta a vantagem de permitir ao colaborador que utiliza o veículo de não ter que adiantar as despesas de combustível, essa vantagem pode estender-se à empresa caso essas despesas sejam pagas após apresentação de fatura, todos os meses.

Essa última possibilidade, que se assemelha a um crédito gratuito, representa um ganho em tesouraria muito bem-vindo para a empresa.
Contudo, para que seja concedido, os emissores de cartões combustível requerem, em geral, um depósito de garantia, que pode representar até um mês de consumos.
Nem todos os emissores propõem essa possibilidade e alguns só propõem serviços imediatamente debitados ou pré-pagos.

Parâmetros de controlo

Uma das principais vantagens dos cartões empresariais é de permitir controlar as despesas em gasolina ou gasóleo das empresas.

Esse controlo é antes de mais possível graças a relatórios bastante pormenorizados enviados com as faturas únicas, mas também pela possível configuração dos cartões.

A extensão das opções de controlo é um elemento capital para escolher um cartão combustível.

Assim, consoante os cartões, será possível estabelecer limites de uso em função:

  • Os combustíveis consumidos;
  • As horas de disponibilidade do serviço;
  • Os dias de disponibilidade do serviço;
  • zona geográfica de disponibilidade do serviço;
  • O valor máximo por transação, ou do número máximo de litros de combustível por transação;
  • Os produtos e serviços disponíveis à compra com o cartão, além do combustível.

No entanto, a melhor ferramenta para controlar as despesas de combustível acaba por ser a possibilidade de configurar o que acontece caso um desses limites é alcançado: bloqueio total do cartão que impede a transação ou simples aviso por e-mail dirigido ao gestor de frota.

Ademais, os softwares que permitem o acompanhamento em tempo real da utilização de cada um dos cartões além dos dados próprios do veículo como a sua quilometragem ou do utilizador como o seu estilo de condução são, em geral, fornecidos pelos cartões. A extensão das funcionalidades desses softwares é também um critério importante para escolher o seu cartão combustível.

Os serviços

Finalmente, um dos critérios essenciais de escolha do cartão combustível reside nos serviços incluídos no cartão.

De facto, todos os cartões não propõem - ou então não ao mesmo nível:

  • A compra de produtos e de serviços em loja da estação de serviço (na maioria das vezes, no que toca às estações de serviço das marcas de grande superfície, não existe loja...);
  • A compra de prestações de manutenção do veículo (lavagem, drenagem, mudanças dos filtros...);
  • O identificador da teleportagem com o pagamento das despesas da autoestrada;
  • O pagamento do estacionamento nos parques seguros;
  • As aplicações para condutores com vista a identificar as estações parceiras e a estabelecer um itinerário em função dessas estações e do consumo do veículo;
  • A conexão com a ANTAI para declarar as infrações ao código da estrada dos utilizadores dos veículos em causa através do cartão combustível na empresa;
  • Serviços de auxílio à gestão de frota automobilística;
  • Cursos de formação de condutores ou de recuperação dos pontos perdidos da carta de condução.

Comparativo dos cartões combustível por fornecedor

Tendo em conta a quantidade de emissores de cartões combustível no mercado, torna-se difícil comparar os vários operadores. Contudo, para ajudar os nossos leitores na escolha do cartão combustível, é realizado um recapitulativo dos pontos fortes de alguns das redes emblemáticas de cada tipo de fornecedor.

O cartão Total GR/Total Fleet

A Total foi uma das primeiras companhias petrolíferas a implementar um dispositivo de cartão combustível e, atualmente, disponibiliza a maior rede nacional de estações de serviço e de estações de lavagem em França. Os seus parceiros permitem-lhe usufruir de uma cobertura ao nível europeu.
A oferta do Cartão Total GR (ou Total Fleet) é completa e inclui um identificador de teleportagem, um acesso a milhares de parques de estacionamento, a todos os serviços em estação e a um software de gestão de frota particularmente avançado.

O cartão Shell

A Shell propõe a maior rede multimarcas em França, juntando-se à BP, a Esso, a Avia mas também à marca de grande distribuição E. Leclerc.
Tal como a Total, a Shell propõe cartões específicos para veículos utilitários/comerciais e veículos pesados, mas também soluções de carregamentos para frotas de veículos elétricos.

O cartão DKV

Inicialmente especializado nos cartões combustível para veículos pesados, a DKV entrou em força no mercado dos cartões para veículos ligeiros. A sua rede multimarcas é similar à do cartão Shell - é, por conseguinte, abrangente. Característica interessante: a DKV pode negociar acordos individuais com as estações de serviço mais próximas dos seus clientes que à partida, não integram essa cobertura de base.

Os cartões Compagnie des Cartes

A Compagnie des Cartes não propõe um único cartão, massim, vários cartões com redes diferentes. O seu cartão Easyfuel propõe a rede mais densa do mercado, mais ainda do que a rede da Total, tendo em conta que junta às estações de serviço Shell, a rede Esso, Avia, BP, E. Leclerc, Netto e Intermarché!

O cartão C2A

O cartão C2A tem como base uma rede europeia de mais de 50 parceiros, representando pelo menos 2300 estações de serviços. O sistema de descontos no preço no abastecimento é particularmente vantajoso.

O cartão Auchan

Os cartões combustível Auchan não têm capacidade de lutar contra as grandes redes apoiando-se apenas nas marcas do grupo de grande distribuição.
Contudo, são possíveis acordos com estações de serviço de proximidade e é garantido o mais baixo dos preços no abastecimento. Além disso, Auchan não requer nenhuma despesa de gestão e demonstra ser particularmente flexível na questão do depósito de garantia.

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