SISTEMAS DE SEGURANÇA, CONTROLO DE ACESSO, VIDEOVIGILÂNCIA :  Proteja as suas Instalações ao Melhor PreçoCompare Fornecedores em poucos cliques!
SISTEMAS DE SEGURANÇA, CONTROLO DE ACESSO, VIDEOVIGILÂNCIA :
Proteja as suas Instalações ao Melhor Preço
Compare Fornecedores em poucos cliques!

Quanto custa à vigilância remota e videovigilância?

Tempo de leitura: 5 min

Durante muito tempo, só as empresas com uma grande disponibilidade financeira tinham acesso à vigilância à distância e à videovigilância, tendo em conta o preço elevado do equipamento (o das câmaras de vigilância, em particular). Felizmente, nos últimos anos, os sistemas de vigilância à distância democratizaram-se e existe atualmente no marcado, soluções adaptadas a qualquer orçamento.

As especificidades da vigilância à distância

A monitorização da segurança à distância permite conectar a sua empresa ao centro de monitorização da vigilância à distância que é avisado caso ocorra um problema e que pode avisá-lo e/ou desencadear uma intervenção in loco.

No âmbito da videovigilância, ao invés, é o empresário ou as respetivas equipas de segurança que visualizam as imagens (em direto ou através de gravação). É também possível acrescentar alarmes e detetores para ser avisado imediatamente em caso de problema.

Preços de sistemas de monitorização da segurança à distância/de videovigilância variam em função das necessidades

Existem sistemas de monitorização da segurança à distância ou de videovigilância para qualquer orçamento. É evidente que os preços variam consoante os elementos seguintes:

  • A tecnologia do equipamento escolhido (webcam ou câmaras IP, alarmes e detetores);
  • O tipo de instalação (câmaras por cabo ou em rede);
  • As opções incluídas na sua subscrição (envio de SMS, intervenção de um agente de segurança, etc.)

Se escolhe uma instalação com câmaras por cabo, essas câmaras ficarão mais baratas do que as câmaras IP, contudo irão necessitar de uma instalação mais complexa (prever trabalhos acrescidos) e, por conseguinte, mais cara porque necessita de mão de obra. Nesse caso também, o preço varia em função do número de câmaras a instalar e da tipologia das suas instalações.

No caso de um sistema de monitorização da segurança à distância com câmaras IP cujas instalações não dispõem de rede informática preexistente, é necessário configurar o conjunto do seu sistema; o que pode ocasionar despesas mais importantes tendo em conta que essa operação irá mobilizar um ou mais técnicos durante vários dias. 

Finalmente, o equipamento de monitorização da segurança à distância  ou de videovigilância envolve despesas de manutenção, pois esta é raramente gratuita: deverá prever um preço médio de cerca de 150 euros por ano.

O contrato de monitorização da segurança à distância

Quando recorre à monitorização da segurança à distância, fica vinculado através de um contrato com uma empresa de monitorização da segurança à distância durante um período que varia entre um e quatro anos. Aluga o sistema a uma empresa especializada que paga todos os meses através de uma subscrição.

O montante da sua subscrição abrange o custo do equipamento de monitorização da segurança à distância de que beneficia (alarmes, sensores, transmissores) e, por vezes, o custo da instalação desse equipamento - mas não é automático. Regra geral, o contrato não abrange os custos relacionados com a manutenção e o das intervenções (prever cerca de 150 euros por deslocação de um técnico).

O montante da sua subscrição mensal de monitorização da segurança à distância depende:

  • Das prestações e das opções que escolhe (sistema que avisa uma pessoa especificada no contrato ou que avisa um agente de segurança);      
  • Mas também da tecnologia do equipamento escolhido (alarme sem fios ou por cabo);

Varia entre 50 e 100 euros por mês, mas pode chegar aos 600 euros por mês para certas empresas.

Por exemplo, se optar por uma vigilância à distância de alta segurança, com sensores sofisticados (de aberturas de portas, por exemplo) e por um serviço como o de vigilância em caso de intrusão, a sua empresa assumirá um custo de cerca de 500 euros por mês. 

Caso deseje obter informações tarifárias precisas, queira preencher o nosso formulário de pedido de orçamento de vigilância à distância.

software_vigilancia

A quem se deve dirigir?

Para implementar um sistema de videovigilância ou de monitorização da segurança à distância, dispõe de duas opções:

As empresas especializadas na proteção das empresas

Existem muitos prestadores em Portugal que propõem fórmulas que se adaptam tanto às pequenas estruturas como às grandes.

De entre as mais conhecidas, encontramos nomeadamente, a Almas que propõe entre outros, sistemas de alarme associados a uma aplicação móvel de vídeo-proteção e de serviços de monitorização da segurança à distância.

Outro peso pesado da proteção de instalações: a Prosegur, que dispõe de uma oferta de monitorização da segurança à distância ativa 24h/24 e 7 dias/7, garantindo um acompanhamento personalizado dos seus clientes com vista a acautelar a eficácia do dispositivo.

A Stanley impõe-se também como um interveniente importante nesse mercado, ao propor não só a videovigilância, a deteção de incêndios ou de intrusões mas também a proteção eletrónica de artigos que garante uma proteção contra o furto ou ainda a geolocalização dos ativos da empresa (veículos, equipamentos e colaboradores).

Bancos e companhias de seguro

As empresas de vigilância e segurança não são únicas a poder garantir a segurança da sua empresa. Pode igualmente voltar-se para um banco ou um seguro, tendo em conta que alguns propõem prestações de monitorização de segurança à distância.

O banco Crédit Agricole desenvolveu o seu próprio serviço de monitorização da segurança à distância e de assistência remota, batizado Nexecur. Com “Protection 24”, o grupo BNP Paribas propõe pacotes de videovigilância e de monitorização de segurança à distância. Criada em 1986, a EPS é uma filial do banco Crédit Mutuel com mais de 400 000 subscritores de monitorização da segurança à distância.

Ao passar por esse tipo de prestador, só irá pagar uma única mensalidade que abrange o custo do serviço e da locação do equipamento.

Como escolher?

Em qualquer caso, deve imperativamente estabelecer-se um quadro comparativo das propostas e dos preços dos prestadores, ao realizar os pedidos de orçamento. Antes de comprometer-se, verifique com atenção a fiabilidade do prestador e a qualidade das respetivas prestações com vista a garantir o melhor nível de segurança para a sua empresa.

Aproveite desde já os serviços Companeo que lhe permitirá receber vários orçamentos gratuitos no âmbito da videovigilância ou da monitorização da segurança à distância, dos nossos Fornecedores certificados e preencha o formulário.