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A geolocalização de veículos empresariais: o guia completo

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Os sistemas de geolocalização de veículos integram atualmente o dia a dia de quase todos os particulares, que os apreciam pelos itinerários fiáveis, calculados em tempo quase real. Contudo, essas aplicações para o público em geral são insignificantes comparadas às funcionalidades ofertas pelas soluções de geolocalização destinadas aos veículos empresariais. Em alguns setores, como o dos táxis ou dos operadores TVDE e do transporte rodoviário de mercadorias, a geolocalização de frotas de veículos provocou uma verdadeira revolução. Porque permitem aos gestores de frota conhecer a qualquer momento a posição dos veículos e o que transportam, porque transmitem um fluxo de dados essenciais para a atividade do dia a dia, esses sistemas trazem uma série de vantagens significativas aos profissionais.

Como funcionam esses sistemas? Quais são as diferentes tecnologias presentes no mercado?  Quais são essas vantagens? Qual é o custo dessas soluções? Finalmente, qual é o enquadramento legal que rege a utilização dessas soluções?

Princípio e funcionamento da geolocalização de veículos

Os sistemas de geolocalização permitem não só ao condutor de um veículo de conhecer a sua posição geográfica, a qualquer momento, mas também que um supervisor saiba onde se encontra qualquer veículo equipado e ainda os diferentes dados sobre esse veículo ou trajeto. Várias tecnologias permitem a geolocalização para fins profissionais

A geolocalização e os veículos: localizar-se, encontrar e agir

A geolocalização de veículos permite conhecer a qualquer momento, em tempo quase real, a localização dos veículos equipados com dispositivos de geolocalização.

Inicialmente desenvolvido para ter uma utilização exclusivamente militar, a geolocalização faz agora parte do dia a dia dos particulares e dos profissionais.

Os sistemas destinados aos particulares só servem, geralmente, ao utilizador direto desses sistemas para conhecer a sua localização no mapa e para conseguir calcular um trajeto para o seu destino. Contudo, existe também aplicações para localizar um computador furtado ou um animal de companhia, uma criança ou um idoso equipado de um dispositivo rastreador GPS.

Essa funcionalidade está no centro dos sistemas que se destinam aos profissionais, permitindo a um supervisor distante conhecer a posição geográfica dos veículos equipados de sistemas de geolocalização. Esses sistemas permitem também, por vezes, uma comunicação de duas vias, entre o veículo equipado e o supervisor, permitindo até, em certos casos ao supervisor agir diretamente no veículo equipado. Finalmente, esses sistemas transmitem muito mais do que uma simples posição geográfica, sobretudo quando estão equipados de módulos conectados a vários elementos mecânicos do veículo.

São, portanto, muitas as aplicações para profissionais:  assistência à navegação, acompanhamento das mercadorias, localização de um veículo após ter sido furtado, localização de pessoas (motoristas de pesados, comerciais, pessoas dependentes, trabalhadores itinerantes, etc.).

Vários sistemas de geolocalização para diferentes modalidades de funcionamento

Existem vários sistemas que permitem a geolocalização, com uma precisão e um alcance variáveis:

- O sistema de geolocalização através de GPS é o mais generalizado. Graças a uma baliza GPS, o dispositivo conecta-se à rede satélite de posicionamento a fim de conhecer a sua localização. Os dados são então transmitidos ao condutor e/ou ao supervisor, geralmente, através das redes celulares móveis.

- O sistema de geolocalização também pode ter por base integral, as redes de telefonia móvel, através de triangulação entre os diferentes emissores, ao calcular o tempo de chegada ou o ângulo de chegada do sinal, ou ainda tendo por base a identidade de célula.

- A geolocalização através de chips RFID é uma outra tecnologia, utilizada principalmente, para a geolocalização nos espaços fechados, com vista a localizar mercadorias num armazém, por exemplo.

- Outras tecnologias poderão ser utilizadas, como a geolocalização através de WiFi ou a geolocalização através de endereço IP

Vantagens da geolocalização de veículos e preço

Às muitas vantagens da geolocalização dos veículos, tanto no âmbito da otimização da gestão de frotas como no da poupança gerada ou ainda da segurança, terão que ser contrapostos os encargos que diminuem constantemente.

Vantagens da geolocalização de veículos

Os sistemas de geolocalização de veículos incluem várias vantagens, tanto para os motoristas como para os supervisores, mas também para os clientes das empresas que utilizam esses sistemas. Direta ou indiretamente, a geolocalização dos carros da empresa ou dos veículos pesados das empresas de transporte, proporcionam-lhes mais segurança, uma gestão de frota mais eficiente além de conseguirem uma poupança importante:

- No âmbito da segurança, a geolocalização permite lutar principalmente contra o furto de veículos, mas também contra o furto de mercadorias;

- Além disso, sempre no mesmo âmbito, as informações recolhidas nesses sistemas dizem respeito, por exemplo, à velocidade ou às travagens repentinas; o que permite auxiliar a condução. Caso o dispositivo de rastreamento esteja equipado dos módulos necessários, serão então monitorizados pontos chave como a temperatura de vários sítios críticos do motor ou a pressão dos pneus, melhorando assim a segurança global do veículo. Em qualquer caso, os avisos podem ser implementados quando são atingidos alguns limites críticos ao cuidado do motorista, do supervisor ou de ambos. Por vezes, o supervisor poderá servir-se do sistema de geolocalização a fim de desligar o motor do veículo;

- No âmbito da gestão de frota, é a atividade na sua totalidade que acaba otimizada. Um operador de táxis poderá, dessa forma, afetar um veículo determinado, mais próximo do cliente que solicita um serviço. Uma empresa de transportes rodoviários poderá selecionar a melhor estratégia de entrega em função dos vários armazéns, garagens e pontos de entrega.

- Essa otimização da gestão de frota gera benefícios ao nível económico. Em primeiro lugar, porque é otimizado o período de trabalho, acabando por serem identificados os “vazios”: a produtividade progride indiscutivelmente. Em segundo lugar, porque os trajetos são otimizados e, por conseguinte, mais rápidos. Em terceiro lugar, visto que esses trajetos são otimizados e que os condutores cuja condução foi caracterizada como não adequada, podem beneficiar de formações em eco-condução, é reduzido o consumo de combustível. A poupança a nível contabilístico do combustível pode representar até 20% da fatura mensal.

- Finalmente, esses dispositivos tranquilizam e melhoram a satisfação do cliente; o que acaba por ser sempre uma fonte de rendimento adicional!

Preços da geolocalização de veículos

O preço dos sistemas de geolocalização depende do aperfeiçoamento dos sistemas no âmbito do equipamento, mas também dos softwares e dos serviços associados. Esses três elementos essenciais são geralmente propostos na forma de pack tudo incluído; o que promove a respetiva comercialização sob a forma de subscrições mensais que têm também a vantagem de diminuir o investimento inicial. Contudo, é sempre possível aos próprios utilizadores avançados, construírem os seus sistemas ao comprar o equipamento e ao selecionar os softwares que lhes parecem mais adaptados.

Nesses casos, e se é essa tecnologia que é adotada, o preço das balizas GPS pode variar entre 80 euros e mais de 600 euros por equipamento. Os fatores que influem o preço são os seguintes:

- A autonomia das balizas, sendo que alguns sistemas podem ligar-se à bateria do veículo;

- A transmissão dos dados em tempo real ou o respetivo registo local;

- A presença ou não de módulos que permitem ligar o sistema no centro de controlo eletrónico do veículo e o aperfeiçoamento desses módulos;

- O congestionamento do sistema e os seus módulos de fixação.

Em qualquer caso, é necessário acrescentar ao preço do equipamento, alugado ou comprado, uma ou várias subscrições específicas à transmissão dos dados para o sistema de supervisão, através das redes celulares móveis.

Finalmente, os softwares ou aplicações comerciais poderão ser obtidos de forma separada e serão faturados através de subscrição mensal ou na base de comissões, ou até de ambos.

Para obter essas cotações que correspondem às necessidades específicas de cada cliente, é necessário pedir orçamentos para sistemas de geolocalização.

Tendo em conta que a geolocalização de veículos representa um mercado cada vez mais congestionado, serviços como o da Companeo revelam-se particularmente úteis para obter esses orçamentos de forma simples e para comparar os melhores fornecedores de soluções para profissionais.