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Softwares de geolocalização dos táxis: as várias vantagens ao pormenor

Tempo de leitura: 5 min

É com esse avanço tecnológico que um setor económico inteiro começou a sua revolução em Portugal e ao redor do mundo: os sistemas de geolocalização de táxis tiveram um impacto sem limites ao criar desde zero, o mercado dos operadores de passageiros em veículos descaracterizados - TVDE. Os táxis ou os operadores TVDE devem, portanto, estar acessíveis quase de imediatoonde quer que sejaa qualquer hora. A espera acabou por ser insuportável para os clientes que não querem mais chamar um veículo em plena rua ou até ligar para marcar uma viagem, preferindo, ao invés, ter um motorista à disposição através de uma aplicação móvel.

Ao propor vantagens consideráveis para clientes finais, isto é, para passageiros, mas também para gestores de frota, os sistemas de geolocalização funcionam na base de dispositivos de rastreamento GPS e de softwares de gestão de frota.

A parte positiva é que já não é necessário chamar-se Uber ou Cabify e ter um volume de negócio de muitos milhões de euros para conseguir um dispositivo completo de geolocalização de táxis ou de operadores TVDE.

Funcionamento e encargos dos sistemas de geolocalização de táxis

Os sistemas de geolocalização de táxis funcionam globalmente como os outros sistemas de geolocalização, tendo por base uma arquitetura de software comercial particularmente avançada, com ou sem intermediário.

Funcionamento de um sistema de geolocalização de táxis

Os sistemas de geolocalização de táxis funcionam com dois elementos chave:

  • Os dispositivos de rastreamento GPS ligados à rede de posicionamento por satélite e instalados nos veículos todos da frota, permitindo proceder à geolocalização dos táxis;
  • Um software de gestão de frota, conectado aos dispositivos de rastreabilidade, em geral, pela rede celular móvel que indica o posicionamento dos veículos equipados desses dispositivos de rastreamento.

Dois cenários de funcionamento são então possíveis.
Se a empresa reúne toda a frota de táxis e dispõe de um centro de chamadas:

  • O cliente chama a central de reserva por telefone;
  • O operador consulta o mapa para localizar a posição geográfica dos táxis e a do cliente com vista a encontrar o veículo disponível mais próximo do cliente;
  • O operador comunica o pedido ao táxi e transmite ao GPS do seu veículo o itinerário com vista a alcançar o cliente e assumir a viagem.

Se o motorista é independente:

  • Para o cliente, a aplicação procede à geolocalização desse mesmo cliente;
  • A aplicação procura o táxi disponível mais próximo;
  • A aplicação comunica a encomenda a esse táxi e  indica-lhe automaticamente o percurso para alcançar o cliente;
  • O cliente pode pagar a viagem a partir da aplicação, no seu smartphone.

Encargos a levar em conta, mas com benefícios económicos certos

Os encargos desses sistemas distribuem-se entre encargos com os equipamentos, os encargos de serviço e as despesas relativas aos softwares:

  • Os encargos relativos aos equipamentos abrangem os dispositivos de rastreamento GPS a instalar nos veículos e os terminais informáticos dos motoristas e dos gestores de frota. Os preços de aquisição dos dispositivos de rastreamento variam consoante as respetivas características e os fornecedores (TomTom é um dos exemplos) e podem ter um custo de aquisição entre 80 e 600 euros quando não são alugados.
  • Os encargos de serviço são representados por subscrições telefónicas a instalar para a transmissão de dados entre os dispositivos de rastreamento e os servidores da aplicação. No caso de um aluguer de equipamento, esses encargos são geralmente incluídos no preço da subscrição mensal.
  • Os encargos com os softwares são aqueles associados aos softwares de geolocalização e de gestão de frota. Myflotte é um exemplo desses softwares. Consiste, em geral, em softwares online “em cloud”, pagos através de subscrição mensal. Essas aplicações são geralmente pagas fora do pacote dessas subscrições, através do pagamento de comissões sobre cada transação efetuada.

Esses encargos devem ser estudados face às  vantagens económicas concedidas pelos sistemas de geolocalização:

  • A geolocalização dos veículos permite  reduzir os tempos de trajeto: são calculados os itinerários de forma eficiente e graças ao GPS, os veículos já não se perdem. Deste modo, os períodos de transporte são encurtados e o consumo de combustível ao nível da empresa diminui.
  • A análise dos dados registados pelo dispositivo de geolocalização permite estudar a condução dos motoristas e de implementar uma formação a fim de ensiná-los uma condução mais responsável, que consome menos combustível.
  • Além disso, a maior parte das companhias de seguro vêm a geolocalização como um benefício e valorizam as empresas de transporte que equipam os seus veículos. Poupanças são realizadas nos prémios.
  • Finalmente, ao diminuir a quilometragem, a geolocalização permite a redução da deterioração dos táxis e, por conseguinte,  a redução das despesas de reparação e de manutenção.

Vantagens dos sistemas de geolocalização de táxis

Esses benefícios no âmbito económico não são, longe disso, as únicas vantagens dos sistemas de geolocalização de táxis, que representam, antes de mais, ferramentas de gestão de frotas de táxis avançadas e de satisfação do cliente.

Uma ferramenta de gestão de frota para o operador

Esses sistemas representam soluções poderosas de gestão de frota.
Graças a um sistema de geolocalização eficaz, centralizando a gestão dos clientes e otimizando os trajetos dos veículos, as companhias de táxis podem otimizar cada viagem:

  • O motorista recebe diretamente a sua ordem de missão e o seu itinerário de navegação e envia facilmente o seu relatório de fim de missão.
  • Uma geolocalização eficaz leva em conta vários parâmetros (quilómetros percorridos, período de trabalho, horas extras, períodos de pausa, etc.) e permite otimizar a gestão da frota inteira encontrando todos os “ângulos mortos” do serviço.
  • O período de trabalho efetivo é calculado com cuidado e analisado com vista a ser otimizado a fim de garantir um rendimento máximo: o número de clientes transportados é assim otimizado e a rentabilidade é acrescida.
  • Ao eliminar quase por completo, o período de “vagueamento”, visto que permitem encontrar, a cada instante, um táxi nas proximidades de um cliente; esses sistemas  melhoram consideravelmente a produtividade.

Um vetor de satisfação do cliente

Os sistemas de geolocalização de táxis representam finalmente, um  poderoso fator de satisfação do cliente e, por conseguinte, de fidelização e de um volume de negócio acrescido.
Deste modo, o dispositivo de geolocalização permite:

  • Reduzir o tempo de espera;
  • Informar os clientes em tempo real: conhecem, assim, qual será o veículo que o transportará e em quanto tempo poderá ser transportado;
  • Em caso de acidente (problema de circulação, acidente, etc.), informar o cliente e propor-lhe uma solução nos melhores prazos;
  • Atender pedidos especiais dos clientes: encontrar rapidamente um veículo equipado de um terminal de pagamento através de cartão de pagamento ou um táxi que aceita transportar animais, etc.
  • Consoante as opções das soluções de geolocalização, as empresas podem também informar o cliente com antecedência, do preço da viagem: um verdadeiro benefício para clientes que evita as surpresas desagradáveis;
  • Essa funcionalidade permite até aos clientes, com algumas aplicações,  pagar online e diretamente a viagem, através do telemóvel, evitando-lhes perder tempo aquando do pagamento da viagem com o motorista.