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Gestão da frota automobilística e geolocalização: a parceria de sucesso

Tempo de leitura: 8 min

 

A geolocalização de veículos de empresas, nomeadamente quando é efetuada em tempo real, constitui uma ferramenta de otimização da gestão das frotas automobilísticas que muitas empresas se apoderaram. Em alguns setores muito especializados, as ferramentas de geolocalização de veículos para profissionais tornaram-se literalmente indispensáveis. De facto, saber exatamente a qualquer altura onde se encontra um veículo do parque que pertence a uma empresa, mas também obter une série de dados relativamente aos percursos efetuados em tempo real, traz benefícios incontestáveis a vários níveis.

Porque será que a geolocalização é uma solução particularmente indicada para otimizar a gestão de frotas automobilísticas, qualquer que seja o tipo de veículo? Quais são exatamente essas vantagens associadas à utilização da geolocalização em tempo real? E quais são os tipos de sistemas de geolocalização mais adaptados à procura dessas vantagens?

Gestão de frota automobilística e geolocalização: porquê, como, para que frotas?

A geolocalização dos veículos de empresa em tempo real constitui uma resposta particularmente adaptada a vários desafios específicos à gestão de frota automobilística de empresa, nomeadamente para certas atividades económicas.

Definição da gestão de frota automobilística de empresa e desafios

A gestão de frota automobilística de empresa designa as operações levadas a cabo com vista a garantir a supervisão, a manutenção, a conservação e a eficácia do conjunto dos veículos utilizados por uma empresa para fins profissionais sendo considerada como uma ferramenta de trabalho única, para aumentar a sua produtividade e reduzir os encargos.

A gestão de frota automobilística empresarial pode referir-se a todo o tipo de veículo motorizado: motociclos, lambretas, veículos de passageiros ou veículos comerciais de passageiros  ou ainda veículos pesados.

Os desafios da gestão de frota automobilística são múltiplos:

  • Otimizar os períodos de trajeto;
  • Evitar o furto dos veículos;
  • Diminuir o tempo de espera e as fases improdutivas;
  • Identificar os veículos mais habilitados a realizar qualquer missão específica a qualquer momento, em caso de frotas dispersas;
  • Decifrar os estilos de condução com vista a otimizar os comportamentos de condução;
  • Analisar dados mecânicos dos veículos a fim de antecipar os ciclos de manutenção, evitar acidentes, antecipar as avarias e, em geral, aumentar vida útil dos veículos;
  • Poupar combustível.

A geolocalização de veículos empresariais como solução

A geolocalização dos veículos da empresa constitui uma ferramenta particularmente essencial para otimizar a gestão das frotas automobilísticas.

Com efeito, a geolocalização em “tempo real” (em realidade, quase real com atualizações automáticas em algumas dezenas de segundo), permitida pela utilização conectada em permanência dos dispositivos de rastreamento GPS em cada veículo da frota e dos softwares de geolocalização de veículo, permite nomeadamente:

  • Saber em permanência onde está cada veículo e se está disponível, graças à sua representação num mapa da aplicação de controlo utilizado pelo supervisor;
  • Colocar essas posições em relação com as necessidades da entrega da mercadoria, como a localização dos armazéns para levantar e entregar, mas também a  eventual posição dos próprios clientes;
  • Verificar em tempo real a disponibilidade dos motoristas;
  • Controlar em permanência, em tempo real e posteriormente  o estado de “saúde” dos diferentes elementos críticos do veículo, quando esses elementos são conectados por sondas e módulos à baliza GPS instalada no veículo;
  • Estudar os dados relativos à condução com elementos claros, como  as acelerações, o consumo ou as travagens repentinas, com vista a formar melhor os motoristas à “eco-condução”;
  • Configurar os avisos, tanto para o motorista como para o supervisor, em caso de ultrapassagem de alguns limites no que diz respeito a equipamentos ou comportamentos críticos;
  • Ao supervisor, interagir diretamente com o motorista, ou até com o próprio veículo em caso de perigo ou de alerta até à desativação do motor à distância.

Consoante os diferentes tipos de dados recolhidos pelo supervisor, o grau de detalhe desses dados e os diferentes tipos de relatórios gerados automaticamente ou configurados possíveis no âmbito dessas soluções, os softwares de geolocalização podem transformar-se em verdadeiros softwares de gestão de frota empresarial.

Tipos de frotas em causa

Se a geolocalização de veículos empresariais é atualmente adotada por qualquer tipo de empresa que envia regularmente vários veículos de que dispõe em deslocação para fins profissionais, algumas profissões aderiram logicamente mais cedo a essas oportunidades:

  • As empresas de transporte rodoviário, para melhorar a gestão das entregas de mercadorias;
  • As outras empresas do setor da logística, nomeadamente os serviços de entrega aos particulares;
  • As empresas de táxi e de TVDE, para identificar imediatamente o veículo mais próximo do cliente a transportar;
  • As empresas de ambulâncias pelos mesmos motivos;
  • Os serviços de reboque ou de assistência ao domicílio.

Contudo, recorda-se que algumas atividades não podem, legalmente, ser submetidas à geolocalização dos colaboradores itinerantes que podem livremente organizar as respetivas deslocações, como é o caso dos representantes de comércio.

Com a geolocalização dos veículos, os encargos de gestão de frota são otimizados

Graças aos sistemas de geolocalização dos veículos empresariais “em tempo real”, é então possível otimizar consideravelmente a gestão de frotas, poupar nas despesas em combustível, de manutenção e também aumentar a produtividade de forma significativa.

Poupança em combustível

As despesas de combustível podem representar até 25 % dos encargos suportados por uma empresa de transporte rodoviário.

Os sistemas de geolocalização de veículos empresariais e de gestão de frota automobilística permitem reduzir esses encargos, graças:

  • À redução dos trajetos através do cálculo dos itinerários mais curtos ou mais económico em combustível;
  • À identificação dos veículos mais próximos dos objetivos da missão em caso de frotas dispersas;
  • À análise dos comportamentos de condução dos motoristas;
  • A uma manutenção melhorada do veículo através da análise em tempo real dos pontos mecânicos críticos;
  • Às formações em eco-condução vendidas com frequência com os sistemas de geolocalização, e até, por vezes, oferecidas!

Poupança na manutenção

Sendo que vários sensores podem ser instalados no veículo da frota e conectados ao sistema de geolocalização, a análise do desgaste de diferentes partes críticas do veículo pode efetuar-se em tempo quase real, podendo estabelecer-se avisos em caso de valor anormal.

É assim possível prevenir em vez de remediar e as operações de manutenção podem ser programadas da melhor forma em função de cada veículo.

Entre os diferentes possíveis pontos de controlo em tempo real aparecem em especial:

  • depósito de combustível;
  • nível de temperatura do óleo;
  • temperatura do motor;
  • A travagem;
  • quilometragem;
  • A aceleração...

Aumento de produtividade

Com os sistemas de geolocalização, a gestão de frota automobilística é também mais eficiente no que respeita ao acréscimo geral da produtividade das atividades que se realizam na estrada.

Ademais, os melhores softwares de geolocalização, além de serem verdadeiros softwares de gestão de frota, são concebidos como aplicações comerciais a integrar no ambiente dos softwares de trabalho próprios a cada setor.

Deste modo, a geolocalização permite:

  • Reduzir ao mínimo, a cada instante, os períodos de ausência de produtividade de cada motorista - quando estão efetivamente disponíveis;
  • Reduzir o tempo necessário afeto ao Reporting em fim de missão, sendo que uma grande parte desse reporting é automaticamente gerado nos relatórios configuráveis da solução;
  • Reduzir o tempo de não utilização de cada veículo da frota, independentemente dos motoristas;
  • Utilizar os mesmos veículos por mais tempo graças à otimização da respetiva manutenção;
  • Melhorar a satisfação do cliente ao conceder-lhe, com certos limites, um acesso às informações de geolocalização dos veículos em causa através dos seus comandos.

As soluções técnicas de geolocalização de veículos empresariais mais adequadas

Os sistemas de geolocalização não se caracterizam todos da mesma forma, por ferramentas de gestão de frota eficientes. As tecnologias mais utilizadas pelos dispositivos de rastreamento GPS em tempo real, a pedido ou através de um sistema de telefonia móvel, são, de facto, mais ou menos eficazes para as problemáticas relacionadas com frotas.

A geolocalização “em tempo real” através de dispositivo de rastreamento GPS

A geolocalização com a tecnologia GPS é o tipo de sistema utilizado com mais frequência. Contudo, a geolocalização em tempo real ou quase real não depende do tipo de sensores utilizados, mas sim, do pack de serviços e do software adquirido com os sensores GPS.

Para ter direito a uma geolocalização em tempo quase real, é necessário associar aos sensores, uma subscrição semelhante a um pacote de telefonia móvel para a transmissão dos dados em permanência e um software eficiente para interpretar esses dados em fluxo contínuo.

Os sensores GPS terão igualmente que ser conectados a módulos específicos de modo a “ler” as informações críticas do veículo, além da respetiva posição geográfica.

A geolocalização através de rastreadores GPS a pedido

Os sistemas GPS que não dispõem desses elementos só permitirão uma geolocalização com intervalos regulares, mas limitada, ou a pedido.

No primeiro caso, as coordenadas de geolocalização brutas, sem outra informação são automaticamente enviadas por SMS ao supervisor, qualquer que seja o trajeto, por exemplo.

No segundo caso, o próprio supervisor deve introduzir um pedido à distância a fim de obter as coordenadas de posição do veículo equipado da baliza GPS.

Essas duas soluções não constituem uma ferramenta de gestão de frota automobilística credível.

A geolocalização através de sistemas de telefonia móvel

Finalmente, a geolocalização é também possível ao utilizar a telefonia móvel e somente esta.

De facto, é possível ter por base os sinais de telefonia móvel para calcular a posição dos veículos, através de triangulação. Menos eficientes que os sistemas GPS, esses dispositivos são pouco usuais no mercado profissional.

É, no entanto, possível ter como base não um equipamento ou uma baliza específica instalada no veículo, mas sim os smartphones dos próprios motoristas. Esses telemóveis utilizam a tecnologia GPS ou as redes celulares móveis ou ainda uma mistura dos dois sistemas (que é o caso dos modelos iPhone). A posição é, então, reenviada para uma aplicação móvel. O inconveniente principal desse tipo de sistema prende-se com o facto que só funcionam quando o telemóvel está no veículo

Se deseja equipar a sua frota automobilística com esse tipo de solução, aproveite desde já o nosso serviço gratuito de pedido de  orçamento para geolocalização profissional .