GEOLOCALIZAÇÕES DE VEÍCULOS,Equipe a sua frota automobilística ao melhor preço!
GEOLOCALIZAÇÕES DE VEÍCULOS,
Equipe a sua frota automobilística ao melhor preço!
Poupe até 45%
ao comparar todos os prestadores do setor!
Poupe até 45%ao comparar todos os prestadores do setor!

Escolher adequadamente a sua geolocalização de veículos

Tempo de leitura: 7 min

Escolher adequadamente a sua geolocalização de veículos

Em termos de geolocalização de veículos, a escolha dos sistemas poderá parecer delicada devido a dois motivos essenciais. Em primeiro lugar, devido ao sucesso desses dispositivos, que atrai constantemente no mercado novos fornecedores em geolocalização. Também porque os sistemas de geolocalização de veículos em empresas reúnem equipamento, serviço e software.

Assim, escolher adequadamente o seu sistema de geolocalização não é só efetuar a boa escolha do dispositivo de rastreamento GPS, mas é também selecionar uma oferta completa que corresponde realmente às necessidades práticas da empresa ou simplesmente às prioridades destas. Um comparativo dos sistemas de geolocalização de veículos útil deve, portanto, colocar em paralelo as necessidades e os sistemas e funcionalidades mais adaptados a essas necessidades.

Sendo assim, quais são, de entre as problemáticas mais visadas por esses sistemas, os melhores sistemas de geolocalização de veículos? Poderá a escolha ser afinada em função de funcionalidades específicas, respondendo a essas necessidades prioritárias?

Entre os diferentes sistemas de geolocalização de veículos, a escolha deve ter por base as necessidades prioritárias

De entre os motivos para querer a geolocalização, constituem prioridades a considerar para fundamentar a sua escolha, as problemáticas de localização, de segurança e de gestão de frotas. A geolocalização de veículos pode, de facto, acontecer através vários sistemas que funcionam na base de tecnologias diferentes.

A problemática da localização

É a problemática de base que leva, em geral, a maior parte das empresas a escolher a geolocalização dos veículos: é saber exatamente onde se encontra um ou outro veículo utilizado para fins profissionais, à distância, a qualquer momento.

Nesse sentido, podem ser instalados sistemas simples que utilizam o telemóvel dos condutores dos veículos em causa.

Os telefones equipados de GPS são localizados à distância pelo supervisor através de uma aplicação, em tempo real ou após pedido.

A vantagem desses sistemas é o facto de só precisarem de pouco investimento inicial e de ser suficientemente pormenorizado. São perfeitos para controlar, por exemplo, os comerciais itinerantes que utilizam os veículos da empresa em frotas que incluem poucos veículos. O inconveniente é que só indicam a localização e, ainda mais importante, só a localização do portador do telemóvel em causa, que pode não se encontrar no veículo. Além disso, o sistema deve poder ser desativado, e sê-lo efetivamente, fora do horário de trabalho do empregado que utiliza o telemóvel equipado do sistema de geolocalização.

A problemática da segurança

O segundo motivo importante que orientam as empresas para a opção da geolocalização dos veículos é a problemática da segurança.

Essa problemática geral pode representar vários tipos de prioridades:

  • A luta contra o furto ou o roubo do veículo. Nesse caso, haverá a opção de um sistema simples com dispositivo de rastreamento GPS instalado no veículo que comunica os dados de geolocalização à distância mediante pedido ou com periodicidades.
  • A luta contra o furto ou o roubo, a perda ou a alteração da mercadoria. Os mesmos sistemas podem ser instalados diretamente nas cargas. A vantagem é de permitir a continuação do acompanhamento quando a carga é deslocada noutro veículo, potencialmente de uma ponta à outra do armazém do fornecedor ao do cliente.
  • Reforçar a segurança do transporte, tanto para as mercadorias como para o condutor. Dispositivos mais evoluídos, interligados ao sistema de controlo de veículo e a várias sondas, podem gerar automaticamente avisos quando alguns valores configuráveis são ultrapassados. Alguns sistemas permitem também ao supervisor de interagir com o veículo à distância em caso de ultrapassagem desses limites, por exemplo ao desligar o motor.

A problemática da gestão de frotas

A problemática da gestão de frotas é frequentemente um dos motivos que leva as grandes empresas de táxis ou de transportes rodoviários a optar pela geolocalização de veículos.

As prioridades são, então:

  • A supervisão do conjunto da frota em tempo real ou quase real num mapa;
  • A otimização dos trajetos para juntar o mais possível, a partida, o suporte e a “entrega”;
  • A obtenção dos dados precisos que permitem poupar tempo e combustível;
  • De dispor de aplicações práticas que permitem, com a geolocalização, uma melhor gestão da frota e uma maior rentabilidade.

Para todas essas prioridades, é essencial encontrar um sistema de geolocalização para GPS avançado, com dispositivos de rastreamento GPS conectados, por exemplo, aos depósitos dos veículos, mas também e essencialmente aos softwares de gestão de frota com funcionalidades particularmente desenvolvidas. De facto, as empresas com esse tipo de necessidade selecionarão frequentemente e de forma separada, o equipamento e o software, com vista a obter os produtos que melhor correspondem às suas necessidades.

As características que fazem a diferença

Analisadas essas necessidades e prioridades e identificados os tipos de sistemas de geolocalização que se adequam melhor, é necessário proceder à escolha da oferta precisa do sistema de geolocalização. Algumas características fazem então a diferença, sempre para garantir os mesmos tipos de prioridades, mas também num plano mais geral.

A problemática da navegação

As principais funcionalidades que fazem a diferença e que dizem respeito à navegação são:

  • Principalmente o modo de recolha dos dados de geolocalização pelo supervisor, mediante pedido ou em fluxo contínuo, por SMS ou com transmissão para um software que representa graficamente o progresso dos veículos no mapa;
  • No caso de transmissão dos dados em fluxo “contínuo”, os intervalos reais de transmissão, a geolocalização “em tempo real” não o serão totalmente;
  • As cartografias suportadas –alguns sistemas só procedem à geolocalização até às fronteiras nacionais!
  • A precisão do sistema de navegação;
  • A precisão dos itinerários;
  • A integração do tráfego com as atualizações de informações em tempo real;
  • A precisão dos sensores de movimento.

As funcionalidades relacionadas com a segurança

No que diz respeito às expectativas em matéria de segurança, várias funcionalidades ou características específicas são apreciadas pelos profissionais, tais como:

  • A obstrução dos sinalizadores GPS com vista a poder dissimulá-los com facilidade;
  • Os dispositivos de fixação desses sinalizadores, pelos mesmos motivos - alguns modelos são equipados de ímanes potentes; o que permite colocá-los um pouco por todo lado na carroçaria;
  • A autonomia da bateria, que deve ser de, pelo menos, vários dias ou cobrir várias centenas ou milhares de transferência de informação. Alguns modelos mais caros podem ser diretamente ligados à bateria do veículo, garantindo uma autonomia de vários anos;
  • A possibilidade ou não de trocas bidirecionais entre o supervisor e o veículo, nomeadamente para desligar o motor à distância;
  • As possibilidades de configuração dos avisos;
  • Relativamente à segurança do percurso e do condutor, a presença de módulos conectados ao veículo com vista a obter dados sobre diversos indicadores de segurança do veículo (temperatura do motor, do óleo, a aceleração, travagens, pressão dos pneus, etc.).

A problemática da gestão de frota

As funcionalidades, particularmente úteis numa perspetiva de otimização da gestão de frota são principalmente funcionalidades do software fornecido com o sistema e no âmbito material, funcionalidades já úteis para as problemáticas de segurança.

A otimização da gestão de frota será de tal forma evoluída que o sistema de geolocalização fornecerá:

  • Muitos sensores e módulos conectados ao veículo, em particular no que diz respeito ao depósito do combustível com vista a otimizar o consumo;
  • A possibilidade ou a ausência de possibilidade de trocas bidirecionais entre o supervisor e o veículo, em particular para comunicar diretamente com o condutor e ainda os vários modos de comunicação suportados;
  • As possibilidades de configuração dos avisos para fins de formação em eco-condução;
  • Os dados transmitidos nos relatórios de navegação, seja nos relatórios obtidos após o regresso do veículo como nos relatórios enviados em tempo real;
  • O grau possível de personalização desses relatórios.
  • A qualidade e a precisão das aplicações práticas fornecidas com o software.

Naturalmente, em matéria de geolocalização de veículos, a escolha do sistema é também em grande parte determinada por considerações orçamentais. Sendo que os fornecedores em geolocalização raramente publicam os preços que praticam e sobretudo porque esses preços dependem, em grande parte, das necessidades específicas de cada cliente, é necessário apresentar pedidos de orçamentos para geolocalização a esses fornecedores. Serviços online como o da Companeo acabam por facilitar essa tarefa ao permitir obter diversos orçamentos em poucos cliques a fim de comparar os melhores fornecedores.