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Como funciona o controlo de acesso através de cartões de banda magnética?

Tempo de leitura: 2 min

O controlo de acesso através de cartões de banda magnética é uma solução com vista a regular o acesso às instalações das empresas. Esse sistema de segurança precisa, contudo, de definir uma estratégia que corresponde às necessidades e aos objetivos da sua empresa. Eis alguns conselhos pertinentes!

Como funciona o cartão de banda magnética?

Com muita simplicidade! Para funcionar, o cartão magnético precisa que se instale um ou vários terminais (de cartões magnéticos) de acordo com o tamanho das instalações da empresa. É nesses terminais que cada utilizador de cartão magnético assinala as suas entrada e saídas.

O cartão magnético possui uma banda magnética ou um chip. Contém informações sobre o utilizador (estado, hora de chegada e de partida, etc.).

Relativamente ao cartão magnético, este é constituído de um leitor e de um relógio eletrónico que garantem o registo das informações.

É o sistema de exploração que assume a continuação no tratamento e na transferência dos dados aos serviços adequados.

Quais são os critérios a ter em conta?

Para encontrar um sistema de cartão magnético adaptado à sua empresa, existem certos critérios a não descurar. Os principais critérios dizem respeito:

Ao seu setor de atividade;

  • À tipologia dos sítios que deseja monitorizar e proteger;
  • À variedade de dados a coletar e a analisar;
  • Ao número de utilizadores do futuro sistema de cartão magnético;
  • À multitude dos perfis...

Utilidade do cartão magnético

Além de permitir a autenticação e o acesso dos visitantes a um local, o cartão magnético propõe inúmeras outras funcionalidades permitidas pelas novas tecnologias. Esse cartão responde eficazmente às exigências mais complexas associadas ao controlo de acesso tais como a rastreabilidade e a exploração dos dados registados.

Em concreto, o cartão magnético pode registar um número elevado de informações com vista a alimentar as bases de dados e melhorar alguns procedimentos.

Os equipamentos modernos que garantem o funcionamento de um cartão magnético permitem recuperar as informações úteis, tratá-las com o sistema de exploração e ventilá-las diretamente para os serviços adequados (RH, contabilidade, produção, etc.) tendo igualmente em conta as respetivas fontes (fala-se aqui dos utilizadores, dos sítios de instalação dos cartões magnéticos como as entradas, os pisos, etc.).

Assim, a título de exemplo, os dados relativos à entrada da empresa podem trazer, após serem analisados, um conhecimento preciso das necessidades e assim das soluções em termos de:

  • Gestão do tempo de presença dos trabalhadores no escritório, das faltas e das horas extraordinárias;
  • Circulação dos trabalhadores;
  • Gestão das programações e dos acessos;
  • Contabilidade (gestão das remunerações);

O mesmo se aplica ao relógio do pronto colocado à entrada de um espaço de armazenamento. Permite a rastreabilidade de todos os movimentos dos indivíduos que têm acesso a esse espaço. Nessa ótica, podemos melhorar a logística e obter melhores desempenhos ao nível da cadeia de produção.

Contudo, um sistema de cartão magnético confronta-se a um elemento frequente: não é forçosamente visto de maneira positiva pelos utilizadores porque se sentem vigiados. Para o instalar, é importante discutir com eles comunicando-lhes as vantagens que lhes dizem respeito e os aspetos positivos para a empresa.