Proteja as suas Instalações ao Melhor Preço
Compare Fornecedores em poucos cliques!
Como funciona o controlo de acesso através de cartões de banda magnética?
O controlo de acesso através de cartões de banda magnética é uma solução com vista a regular o acesso às instalações das empresas. Esse sistema de segurança precisa, contudo, de definir uma estratégia que corresponde às necessidades e aos objetivos da sua empresa. Eis alguns conselhos pertinentes!
Como funciona o cartão de banda magnética?
Com muita simplicidade! Para funcionar, o cartão magnético precisa que se instale um ou vários terminais (de cartões magnéticos) de acordo com o tamanho das instalações da empresa. É nesses terminais que cada utilizador de cartão magnético assinala as suas entrada e saídas.
O cartão magnético possui uma banda magnética ou um chip. Contém informações sobre o utilizador (estado, hora de chegada e de partida, etc.).
Relativamente ao cartão magnético, este é constituído de um leitor e de um relógio eletrónico que garantem o registo das informações.
É o sistema de exploração que assume a continuação no tratamento e na transferência dos dados aos serviços adequados.
Quais são os critérios a ter em conta?
Para encontrar um sistema de cartão magnético adaptado à sua empresa, existem certos critérios a não descurar. Os principais critérios dizem respeito:
Ao seu setor de atividade;
- À tipologia dos sítios que deseja monitorizar e proteger;
- À variedade de dados a coletar e a analisar;
- Ao número de utilizadores do futuro sistema de cartão magnético;
- À multitude dos perfis...
Utilidade do cartão magnético
Além de permitir a autenticação e o acesso dos visitantes a um local, o cartão magnético propõe inúmeras outras funcionalidades permitidas pelas novas tecnologias. Esse cartão responde eficazmente às exigências mais complexas associadas ao controlo de acesso tais como a rastreabilidade e a exploração dos dados registados.
Em concreto, o cartão magnético pode registar um número elevado de informações com vista a alimentar as bases de dados e melhorar alguns procedimentos.
Os equipamentos modernos que garantem o funcionamento de um cartão magnético permitem recuperar as informações úteis, tratá-las com o sistema de exploração e ventilá-las diretamente para os serviços adequados (RH, contabilidade, produção, etc.) tendo igualmente em conta as respetivas fontes (fala-se aqui dos utilizadores, dos sítios de instalação dos cartões magnéticos como as entradas, os pisos, etc.).
Assim, a título de exemplo, os dados relativos à entrada da empresa podem trazer, após serem analisados, um conhecimento preciso das necessidades e assim das soluções em termos de:
- Gestão do tempo de presença dos trabalhadores no escritório, das faltas e das horas extraordinárias;
- Circulação dos trabalhadores;
- Gestão das programações e dos acessos;
- Contabilidade (gestão das remunerações);
O mesmo se aplica ao relógio do pronto colocado à entrada de um espaço de armazenamento. Permite a rastreabilidade de todos os movimentos dos indivíduos que têm acesso a esse espaço. Nessa ótica, podemos melhorar a logística e obter melhores desempenhos ao nível da cadeia de produção.
Contudo, um sistema de cartão magnético confronta-se a um elemento frequente: não é forçosamente visto de maneira positiva pelos utilizadores porque se sentem vigiados. Para o instalar, é importante discutir com eles comunicando-lhes as vantagens que lhes dizem respeito e os aspetos positivos para a empresa.