SISTEMAS DE SEGURANÇA, CONTROLO DE ACESSO, VIDEOVIGILÂNCIA :  Assegure suas Instalações ao Melhor PreçoCompare Fornecedores em poucos cliques!
SISTEMAS DE SEGURANÇA, CONTROLO DE ACESSO, VIDEOVIGILÂNCIA :
Assegure suas Instalações ao Melhor Preço
Compare Fornecedores em poucos cliques!

Teclado de acesso com código

Tempo de leitura: 7 min

Instalar dezenas de  câmaras  de videovigilância,  detetores  e alarmes em cada janela e entrada, recorrer a vigilantes de vigilância à distância ou até no local, é correto...Contudo, que dispositivo está previsto para reforçar a segurança dos próprios acessos?

Os teclados de acesso com código, mais conhecidos sob a antonomásia Digicode®, são sistemas eficazes para controlar a abertura das portas, nomeadamente nos locais, escritórios ou armazéns de uma empresa.

De facto, torna-se logo mais difícil para uma pessoa mal-intencionada de forçar uma fechadura com código do que arrombar uma fechadura tradicional e em todo o caso, é bem mais simples de comunicar ao maior número de colaborador, um código em vez de entregar mais um duplicado das chaves.

É então possível pensar que esses sistemas são extremamente correntes e assim invariáveis, mas as tecnologias continuam de progredir e novos modelos estreiam-se no mercado, dificultando a escolha de um equipamento. Qual é o ponto de situação em 2021?

Para escolher adequadamente o teclado de acesso com código para empresa, mais adaptado às nossas necessidades, convém logo compreender o funcionamento desse tipo de equipamento e de que forma o instalar.

Após obter uma visão geral dos preços dos diferentes tipo de teclado de acesso, é agora útil apresentar alguns modelos emblemáticos dessas tecnologias dos teclados de acesso com código para empresa, em 2021.

O teclado de acesso com código: como funciona um “Digicódigo”?

O funcionamento do controlo de acesso através de teclado com código difere ligeiramente de uma tecnologia para a outra, ainda que com bases comuns.

Em geral, a instalação do equipamento é muito simples.

Funcionamento e componentes de uma fechadura com teclado com código

Um teclado de acesso com código é, antes de mais, a associação de duas componentes: um teclado eletrónico para digitar o código no exterior e a caixa para acionar a abertura da porta perto da fechadura desta.

O sistema poderá ser completado com um intercomunicador integrado.

As diferenças entre os sistemas dependem da forma desses componentes e da transmissão da informação entre os dois:

  • Com um teclado de acesso por cabo, o próprio teclado fica ligado à caixa de comandos através de cabos elétricos;
  • Com um teclado de acesso sem fios, o próprio teclado fica ligado através de ondas rádio ao recetor;
  • Nota-se que a questão dos cabos envolve não só a transmissão da informação mais também a alimentação do dispositivo, sendo que alguns sistemas funcionam com pilhas e outros são ligados à rede elétrica do edifício, com ou sem transformador.

As principais diferenças extras dizem respeito ao que se chama em inglês, o “form factor”, ou formato do dispositivo:

  • O dispositivo pode ser constituído de uma única peça, diretamente por cima da maçaneta ou da fechadura: o sistema é então mecânico e habitualmente instalado nas portas de casas de banho, em particular nos estabelecimentos de restauração rápida;
  • Para os sistemas constituídos de dois elementos, o próprio teclado pode ser embutido no muro, dificultando as tentativas de vandalismo;
  • Ou pode ser instalado em aplique na superfície do muro, facilitando a instalação.

Instalação de um teclado de acesso com código para empresa

Em geral, a instalação de um teclado não é, por si só, uma tarefa muito complexa:

  • Um teclado em aplique será fixado diretamente no muro com o dispositivo entregue e não irá necessitar de perfuração de um qualquer orifício e a utilização de outros quantos parafusos e buchas.
  • Um teclado embutido irá necessitar de uma escavação ou de um ajuste de um compartimento de tamanho adaptado, numa parede, além de um trabalho em cimento ou revestimento com vista a selar adequadamente o equipamento;
  • Algumas dificuldades especiais poderão surgir caso o modelo compreenda cabos e seja necessário instalar cabos elétricos de alimentação e de comunicação, logicamente através do muro - é recomendado contactar um eletricista.

Em qualquer caso, os fornecedores de teclados de acesso com código estão quase todos em contacto com instaladores profissionais que poderão trabalhar no sítio em questão, e por vezes, sem custo adicional.

As operações complicam-se ligeiramente quando é necessário configurar o sistema. Os procedimentos alteram-se muito de um modelo para o outro, a simplicidade da operação depende então e em grande maioria da clareza e da inteligibilidade do manual de instruções, fornecida com o equipamento. Infelizmente, essa clareza e essa inteligibilidade não estão sempre presentes.

Em princípio, as etapas a seguir são as seguintes:

  • Digitar o “código de fábrica”;
  • Configurar o código;
  • Memorizar o código;
  • Verificar o bom funcionamento do sistema.

O procedimento parece simples explicado dessa forma, mas na prática, as manipulações necessárias com vista a implementá-lo podem revelar-se muito complexas em certos modelos.

digicode

Os preços dos teclados de acesso com código em 2021 - sistema a sistema

Os preços dos teclados de acesso com código variam consoante as respetivas funcionalidades ou características, mas também conforme o sistema de base que utiliza para funcionar, nomeadamente, se são por cabo ou sem fios.

Os teclados de acesso por cabo

Muito generalizados no mercado, os teclados de acesso por cabo abrangem centenas de modelos repartidos em várias linhas.

É, deste modo, muito fácil afirmar que o preço de um Digicódigo é compreendido entre 40... e cerca de 500 euros para modelos aperfeiçoados.

Em geral, as características discriminantes serão as seguintes:

  • O nível de proteção do teclado de acesso contra as más condições climatéricas e o vandalismo;
  • O número de configurações possíveis;
  • A possibilidade ou não de utilizar um distintivo ou um cartão, além do código;
  • O número de motorizações ou de aberturas pilotadas pelo teclado de acesso;
  • A qualidade de fabrico, com materiais como o policarbonato, o inox ou o Zamak, conhecidos pela resistência contra as degradações;
  • A presença ou não de componentes eletrónicos remotos que permitem a gestão à distância da programação e do sistema eletrónico e que impedem que o dispositivo seja pirateado;
  • Os materiais utilizados determinam o nível de segurança do sistema;
  • A retroiluminação do teclado e a presença ou não de vários sinais visuais e sonoros de funcionamento.

Os teclados de acesso sem fios

Com o passar do tempo e a generalização desses modelos, o preço dos teclados de acesso sem fios aproximaram-se rapidamente dos preços das alternativas por cabo.

Por conseguinte, o leque de preços é já muito mais próximo: entre 60 e 500 euros para o teclado, mas cuidado! Deverá ser acompanhado do recetor que terá que ser ligado à fechadura da porta a abrir!

As funcionalidades que justificam uma diferença de preços são, em geral, as mesmas do que para os modelos por cabo, mas é-lhes acrescentado tudo o que diz respeito ao alcance do sinal de rádio. O número de portas que se pode abrir a partir de um único teclado, é aqui descrito em número de canais.

Os teclados com bloqueio

Utilizando uma tecnologia mecânica um pouco fora de moda, os teclados com bloqueio são cada vez menos presentes no mercado.

Os preços dos poucos modelos disponíveis variam raramente, ou seja, entre 60 e 90 euros.

Destaque para alguns modelos emblemáticos de teclados de acesso com código em 2021

Se é difícil, ou até impossível, ser exaustivo e apresentar o conjunto dos modelos de teclados de acesso com código disponíveis no mercado, é, contudo, possível examinar com mais cuidado alguns produtos que ilustram de forma adequada, as diferentes tecnologias e as linhas presentes no mercado atual.

Extel Klavy 3

Estético, sólido (acabamento em inox, tampa de proteção) ainda que instalado de forma saliente, retroiluminado, pouco oneroso (menos de 80 euros), o Extel Klavy 3 é recomendado em caso de vários utilizadores.

Todavia, chama-se à atenção à fraca sensibilidade das teclas e à ausência de guia de utilização, o que dificulta, com certeza, a configuração!

Teclado de acesso com código Somfy 1841030

A vantagem de um “Digicódigo” Somfy reside no facto que essa marca está presente numa série de aplicações e numa solução de domótica.

O teclado 1841030 permitirá dessa forma, controlar toda uma série de aparelhos. Os utilizadores procuram a simplicidade da sua configuração, a descrição do design, a retroiluminação, a possibilidade de controlar dois comandos com esse teclado mas ficam preocupados com a sua sustentabilidade, tendo em conta que a sua fabricação privilegia o plástico.

Teclado de acesso sem fios Avidsen

Pequeno, simples de instalar - porque alimentado a pilha, extremamente pouco oneroso considerando o modelo sem fios (menos de 50 euros sem recetor), esse teclado pode comandar até nove canais e assim, a abertura de umas quantas portas.

Inconveniente: o teclado não é retroiluminado.

Kit Cardin DKS250

Finalmente um kit completo que reúne o teclado sem fios e a interface de controle das fechaduras geradas!

Esse kit custa apenas mais do que uma centena de euros; instala-se facilmente em aplique apesar do bom nível de segurança (IP57) e, pode memorizar até 250 códigos de 6 números, controlando cada um dos canais (um a quatro). É, deste modo, possível estabelecer toda uma série de privilégios diferenciados consoante os utilizadores, que terão cada um, o próprio código para abrir cada porta que lhes dizem respeito.

Essa funcionalidade desse modelo fará que a sua escolha seja particularmente pertinente para as empresas.

O teclado de acesso com portão Came S7000

Esse teclado de acesso com código por cabo distingue-se dos outros modelos aqui apresentados, na medida em que se destina especificamente à abertura dos portões elétricos.

Colocado diretamente na superfície, de pouca obstrução, poderá ser instalado muito facilmente.