GEOLOCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS,Equipe a sua frota automóvel ao melhor preço!
GEOLOCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS,
Equipe a sua frota automóvel ao melhor preço!
Poupe até 45%
ao comparar todos os prestadores do setor!
Poupe até 45%ao comparar todos os prestadores do setor!

Princípios e vantagens da geolocalização através de gps

Tempo de leitura: 5 min

Os sistemas de geolocalização através de GPS, inicialmente reservados às aplicações militares, em seguida para fins exclusivamente cartográficos, são agora extremamente diversificados. Entre a localização das crianças, dos animais domésticos ou dos idosos, as aplicações da geolocalização através de GPS já fazem parte que constitui um avanço importante para as empresas, é principalmente a geolocalização dos veículos através de GPS. Já não é só possível que os veículos encontrem o caminho com a ajuda do GPS, as empresas já podem localizar os veículos equipados de GPS, onde quer que estejam!

Como funciona a geolocalização através de GPS e quais são as diferentes utilizações desse sistema? Quais são as suas vantagens e quais são os respetivos encargos?

Funcionamento e utilizações da geolocalização através de GPS

O funcionamento das balizas de geolocalização através de GPS permite utilizações cada vez mais diversificadas desse tipo de tecnologia.

Funcionamento da geolocalização através de GPS

A geolocalização através de GPS funciona graças a um dispositivo de rastreamento em posição no que é suposto ser localizado ou seguido:

  • O dispositivo de rastreamento é constituído de um recetor e de um emissor;
  • O recetor interceta o sinal da rede de satélites de posicionamento GPS;
  • Em certos casos, os aparelhos de geolocalização de veículos através de GPS são igualmente conectados a um acelerómetro, com vista a registar os dados relativos à condução como a aceleração ou as travagens repentinas;
  • O dispositivo de rastreamento regista os dados da posição comunicados por essa rede;
  • E transmite-os ao supervisor, em tempo quase real ou em intervalos regulares, através da rede celular móvel;
  • O supervisor visualiza-os, graças a um software de gestão de dados de posicionamento ou até de condução em tempo real, ou após o regresso do veículo, ao ler os registos do dispositivo de rastreamento;
  • Alguns dispositivos de rastreamento permitem também ao supervisor transmitir instruções ou mensagens ao veículo, em função dos eventos recolhidos.

Utilizações cada vez mais diversificadas

Esse funcionamento permite que a geolocalização tenha uma série de aplicações para diferentes utilizações:

  • O dispositivo de rastreamento pode ser utilizado para localizar um animal de companhia perdido;
  • Pode ser utilizado para localizado e comunicar com um familiar vulnerável e perdido, como uma criança ou um idoso;
  • Pode ser sempre utilizado por empresas para localizar vários objetos de valor nomeadamente, veículos, em caso de furto.
  • Ou em caso de deslocação profissional;
  • E, por conseguinte, localizar simultaneamente, as pessoas ou as cargas que esses veículos transportam;
  • Esse sistema é assim apropriado para as empresas de transportes rodoviários;
  • Até para quaisquer empresas cujos colaboradores, como os comerciais, por exemplo, são levados a estar na estrada com regularidade;
  • Para todas as referidas utilizações, os dispositivos de rastreamento permitem não só de evitar furtos, mas também de otimizar trajetos profissionais e a gestão de frotas de veículos.

Vantagens e encargos da geolocalização através de GPS

Esses princípios de base da geolocalização através de GPS permitem às empresas que utilizam esses sistemas beneficiar de várias vantagens. Os encargos a confrontar as referidas vantagens têm, contudo, de ser estudados em detalhe pelos responsáveis interessados.

As vantagens da geolocalização através de GPS para as empresas

A geolocalização dos veículos da empresa através de GPS traz às empresas, duas séries principais de vantagens.

Em primeiro lugar, o sistema traz vantagens em matéria de segurança:

  • Minimiza o risco de furtos ou as respetivas consequências;
  • Permite localizar quase em tempo real, cada veículo no âmbito de uma missão;
  • O que permite uma rápida tomada de decisão para todos os aspetos associados a essas viagens profissionais;
  • Podem ser implementados avisos para informar os condutores dos comportamentos de condução perigosos.

São também significativas as vantagens económicas diretas ou indiretas:

  • A análise dos dados de posicionamento permite voltar a calcular os itinerários em função da evolução das situações, caso seja necessário;
  • A análise dos dados de condução permite realizar poupanças de combustível;
  • E sensibilizar os condutores à necessidade de otimizar a respetiva condução, eventualmente indicando em que pontos; o que gera igualmente uma poupança significativa;
  • Finalmente, no âmbito dos serviços de entrega ou de transporte, o profissionalismo e a precisão concedidos por esses serviços podem também permitir ao cliente proceder à geolocalização de veículos; o que melhora de forma significativa a satisfação do cliente.

Encargos da geolocalização através de GPS

Os encargos da geolocalização dos veículos empresariais através de GPS incluem vários elementos contabilísticos, exprimidos por veículo e por mês.

Duas soluções são possíveis: os aparelhos são comprados e a empresa só paga o encargo do serviço por mês, ou os aparelhos são alugados e as despesas de aluguer do equipamento acrescenta-se aos referidos encargos de serviço.

O preço dos aparelhos de geolocalização - balizas GPS instaladas nos veículos - variam consoante as funcionalidades desses dispositivos de rastreamento.

Os principais fatores de aumento do preço de um dispositivo de rastreamento são:

  • A possibilidade de transmitir os dados a um supervisor através das redes celulares;
  • A autonomia da bateria;
  • A possibilidade de o conectar à bateria do veículo;
  • O seu modo de fixação;
  • A possibilidade de comunicar nos dois sentidos com o supervisor;
  • A robustez e a impermeabilidade da baliza consoante várias normas objetivas:

Por conseguinte, o preço de uma baliza adquirida poderá oscilar entre 40 e 600 euros.

O preço do serviço poderá incluir a totalidade dos elementos seguintes ou alguns deles:

  • Um custo mensal por baliza de 5 a 21 euros;
  • Uma subscrição mensal a uma rede celular para a transmissão dos dados ao supervisor, em geral entre 8 e 15 euros;
  • Despesas relativas aos pedidos de alguns cêntimos de euro.

Contudo, os preços e até a estrutura dos encargos não são iguais para todos os prestadores e evoluem com regularidade. É, por conseguinte, particularmente recomendado aos responsáveis com interesse solicitar vários orçamentos para soluções de geolocalização de veículos empresariais. A Companeo prevê um serviço online que permite, de facto, reunir, com alguns cliques, orçamentos personalizados enviados pelos maiores prestadores especializados do setor.